CONCURSO GEODESCOBERTA

GEODESCOBERTA - FEVEREIRO

Questão: Qual é o local mais quente da Terra?

REGRAS:
1º- A resposta tem de ser eviada para o mail: geoviatodos@gmail.com
2º-A resposta vencedora deverá inclui o ano, turma e nome do participante, assim como a fonte consultada e deverá ser o mais completa possível.
3ºAs respostas serão consideradas por ordem de chegada













Barcelos, Séc,XIV

Barcelos, Séc,XIV

Barcelos, Séc XVIII

Barcelos, Séc XVIII

Barcelos, Séc XXI

Barcelos, Séc XXI

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Objectivos para a 5ª ficha de avaliação sumativa 7ºA

Olá meninos, cá vão os Objectivos para a 5 ª Ficha de Avaliação sumativa, relativa ao Tema - clima:


- Definir: estado do tempo, clima, climatologia, meteorologia, Movimento de translação; Movimento de Rotação, Movimento diurno e anual aparente do Sol; dia (tem uma duração de 24 horas); dia natural (espaço de tempo que decorre entre o nascer e o pôr do sol); solstício; Equinócio;

- Distinguir estado do tempo e clima;

- Caracterizar os diferentes elementos do clima (temperatura, precipitação, vento, pressão atmosférica ;...)

- Compreender o movimento de rotação e as suas implicações na variação diurna da temperatura;

- Identificar e caracterizar a hora mais quente e a mais fria do dia natural;

    A temperatura máxima ocorre normalmente após o meio-dia solar, pelo facto de a essa hora ser máxima a soma da radiação solar recebida e da radiação terrestre (radiação de calor, responsável pelo aquecimento da baixa atmosfera).

     A temperatura mínima regista-se normalmente de madrugada, ou seja, pouco antes do sol nascer, pois durante a noite os lugares não recebem radiação solar, apenas se limitam a perder energia (da que haviam acumulado durante o dia) através da radiação terrestre. O somatório dessas perdas é máximo pouco tempo antes do sol nascer, sendo portanto nesse momento que a temperatura atinge o valor mais baixo (por volta das seis da manhã).
- Calcular a amplitude térmica diurna e a temperatura média diurna;

- Compreender o movimento de translação e as suas implicações na variação da temperatura anual;

- Associar os Equinócios e solstícios às estações do ano;

- Explicar a influência dos factores do clima (latitude, altitude, proximidade / afastamento do mar, nebulosidade, temperatura ...).


Bem, agora aqui vão os tradicionais jogos para treinar:
http://eb23cmat.prof2000.pt/sala/geografia/clima/estameteo.htm - Estado do tempo e clima



http://eb23cmat.prof2000.pt/sala/geografia/clima/temp/eleclim.htm - Elementos do clima



TOCA A ESTUDAR POIS SEM ESFORÇO NADA SE CONSEGUE ...









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